Mediação: As mulheres na Literatura

Sabrina Didoné
2 min readSep 29, 2020

Fui mediadora de uma mesa de Literatura no Festival Arte Foto Caxias! E não poderia estar mais orgulhosa em poder dedicar um tempo ao meu amor maior na vida, que são os livros. Para quem não conseguiu ver ao vivo, segue abaixo deste texto a gravação completa, com a presença das grandes escritoras Natalia Borges Polesso e Maya Falks.

Discutimos sobre os caminhos para a publicação de livros, sobre a editora Macabéa — que tem um foco em mulheres, seja como protagonista, ponto de vista ou autora. É a editora que publicou o excelente e lindo livro Santuário, de Maya.

Conversamos também sobre os preconceitos e dificuldades no mercado literário e as minorias na literatura. Ainda, falamos sobre a importância das leis de incentivo para tirar projetos do papel — exemplo do livro Amora, de Natália, premiado com o prêmio Jabuti em 2015 e que foi financiado pelo Financiarte de Caxias do Sul.

Maya e Natalia também trouxeram dicas de livros! Imperdível!

Maya Falks é publicitária, jornalista, graduanda em letras e atua com resenha, leitura crítica, mentoria e oficinas literárias. É escritora autora dos livros Depois de Tudo, Versos e Outras Insanidades, Histórias de Minha Morte, Poemas para Ler no Front e Santuário. Integra o coletivo Vida de Escritor, é idealizadora e curadora do projeto Bibliofilia Cotidiana e gerencia o Escritório Literário.

Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura, escritora e tradutora. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Amora (2015), Controle (2019) e Corpos Secos (2020), entre outros. Em 2017, a autora foi selecionada para a lista Bogotá39, que reúne os 39 escritores abaixo de 40 anos, mais destacados da América Latina. Atualmente, é pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado, na Universidade de Caxias do Sul. A escritora tem seu trabalho traduzido em diversos países, tais como Argentina, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Sabrina Didoné: Sou uma jornalista rata de biblioteca que decidiu pular a janela e viajar na vida real, para além das páginas dos livros. Hoje, concilio as viagens com a leitura do máximo de livros que conseguir, pois a literatura continua sendo o meu amor maior. Morei em Londres por um tempinho, curto o inglês, mas curto muito mais escrever em português, bem como pegar a estrada para qualquer lugar desse planeta a fim de ter experiências de valor. Atualmente, sou editora-chefe da Revista Sala de Fotografia, pois as imagens também ocupam um lugar de importância nos meus gostos.

https://www.youtube.com/watch?v=pc4ihoR97sQ&fbclid=IwAR2PdkWBWSeaxPYUhPChBTOZOG186-kqTsJie58Pgve0O27nqpTlE5X135Q&ab_channel=FestivalArteFotoCaxias

--

--

Sabrina Didoné

Jornalista, viajante, leitora. Co-fundadora da Sabiá Ecoprodutos. Ex-editora de revista online. Se conforma que 42 é a resposta para a sua ansiedade